sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

História da Espanha


Na antiguidade a Península Ibérica foi habitada por celtas, fenícios, gregos e cartagineses. Em 49 a.C. a região foi  conquistada e unificada pelo Império Romano.
No século 4, teve início as invasões de tribos bárbaras, com predomínio final dos visigodos. No século 8, os mouros, que já dominavam o norte da África, estenderam seu domínio à Península Ibérica. Nos séculos seguintes os cristãos foram gradativamente reconquistando a Península, sendo Granada o último domínio mouro.
Nasce o Império Espanhol
Após séculos de luta, a reunificação da Espanha foi finalmente concluída em 1492, com a retomada de Granada e o casamento dos reis católicos: Isabel I de Castela e Fernando II de Aragão.
O período seguinte é de prosperidade para a Espanha, com forte investimento na expansão marítima. A viagem de Cristóvão Colombo tornou a América conhecida pela Europa e trouxe do continente americano enormes quantidades de metais preciosos. A Espanha transformou-se na maior potência econômica do Planeta da época.
A Decadência do Império
Em 1588, a armada espanhola, considerada invencível, foi derrotada pela Inglaterra, dando início à decadência do Império Espanhol. No início do século 19, as colônias espanholas americanas iniciaram movimentos de  independência. Em 1898, a Guerra Hispano-Americana resulta no fim do Império Espanhol, com as últimas colônias cedidas para os Estados Unidos.
A Guerra Civil Espanhola (1936 - 1939)
Mo início do século 20, havia agitação anarquista e um movimento separatista da Catalunha. Em 1931, o rei Alfonso XIII foi deposto. Conflitos entre as forças de esquerda, que governaram a Espanha de 1931 a 1933, e de centro-direita (1933 a 1935) culminaram na Guerra Civil Espanhola. Francisco Franco tornou-se ditador no início da guerra civil e dela saiu vencedor. O país exausto e em ruínas permaneceu neutro durante a Segunda Guerra Mundial.

Catedral Burgos


Catedral de Santa Maria, em Burgos. As obras de construção da catedral, em estilo gótico com inspiração francesa, foram iniciadas em 1221, por iniciativa de Fernando III, e concluídas no século 16.